Esse foi o tema de projeto da aluna Lívia Cristina Zanichelli Gisoldi, do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EaD do SEAD (Superintendência de Ensino e Pesquisa nas modalidades EaD e Aberta), orientada […]
Esse foi o tema de projeto da aluna Lívia Cristina Zanichelli Gisoldi, do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas na modalidade EaD do SEAD (Superintendência de Ensino e Pesquisa nas modalidades EaD e Aberta), orientada pelo professor Argeli Pedro de Lima. O projeto foi escolhido para participar da exposição na 16ª FETEPS que vai até hoje, 03/10/25, com a premiação dos projetos apresentados.
O protótipo ZELA, desenvolvido em .NET Framework, combina tecnologia e propósito social para fortalecer a segurança de mulheres em deslocamento urbano. O aplicativo móvel une geolocalização, Firebase e SQLite para criar uma rede de proteção digital voltada à segurança feminina. Ele promete transformar a experiência de mulheres que se deslocam sozinhas, trazendo funcionalidades como botão de pânico, mapa colaborativo de segurança e sistema de check-in simplificado. A solução tecnológica, vai além da inovação digital: materializa o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente na construção de cidades mais seguras e inclusivas (ODS 11) e na promoção de igualdade de gênero (ODS 5).
A arquitetura do aplicativo garante funcionamento confiável, mesmo com conexão instável, um diferencial estratégico que coloca a segurança feminina como prioridade técnica e social.
Abaixo, algumas fotos de cobertura do evento e do estande do projeto Zela.
Credenciamento para acesso à FETEPS | Distrito Anhembi – Expo 04
Estande do projeto Zela | Participação de alunos e professores
Estande do projeto Zela | Participação de alunos e professores
Estande do SEAD | Projeto Zela | A aluna Lívia e o professor orientador Argeli
Estande do SEAD | Projeto Zela | A aluna Lívia e o professor orientador Argeli
Professores Coordenadores de Projeto do SEAD em visita à FETEPS | Professor Carlos de Maio, Professor Paulo Carvalho, Professora Lídia Ramos, Professor Ivan Geza, Professor Nivaldo Jesus, Professor Rogério Silva, Professor Orientador Argeli Pedro de Lima e a aluna Lívia Cristina Zanichelli Gisoldi.